Blog só para zurzir mouros e lampiões. No menu também está incluido ofensas a lagartos e panteras. “Nós somos humanos como as pessoas" Nuno Gomes, jogador de bandolete.

quarta-feira, julho 05, 2006

A m... do costume

Não me venham com merdas. Estamos nas meias-finais do campeonato do mundo, mas continuamos a não jogar uma merda. Se não gostei que tivessemos passado? Claro que gostei! Delirei! Apeteceu-me abraçar um benfiquista, vejam lá! No que eu não embarco é nesta tentativa de tapar o sol com a peneira do costume e negar as seguintes evidências:

1. Jogámos durante uma hora em superioridade numérica e não marcámos um golo. Pior: nunca demos a sensação de o conseguirmos fazer, pois na verdade não criamos uma daquelas oportunidades que se consideram flagrantes. Aliás, conseguimos a façanha de estar nas meias-finais marcando um golo em dois jogos, o equivalente a 210 minutos!

2. Foram os ingleses, nesses 60 minutos, a ter a oportunidade de golo mais flagrante por intermédio de Lennon, e antes da expulsão de Rooney, foram os ingleses a estar sempre mais perto do golo.

3. Revelámos uma gritante falta de ideias para ultrapassar o muro que a Inglaterra, habilmente, colocou à nossa frente. O nosso jogo foi sempre lento e previsível. Os adeptos estrangeiros falam de Pauleta como o ponta-de-lança mais fraco do mundial. Eu digo que Figo só joga porque é uma "vaca sagrada".

4. Tivemos mais uma vez a demonstração da inépcia táctica (para não lhe chamar outra coisa) do Scolari, quando:
a) "tirou" o Cristiano Ronaldo do jogo, colocando-o entre os centrais, após a entrada de Simão.
b) manteve o Figo em campo até aos 86 minutos quando dava pena o modo como se arrastava em campo.
c) preferiu um Postiga completamente inútil a um Nuno Gomes que, se estiver a 100% do ponto de vista físico (se não estiver, trata-se de um grave erro o tê-o seleccionado), é um jogador mais experiente e talhado para estes grandes momentos como o demonstrou no passado.

Fico muito feliz por termos um Ricardo no seu melhor momento de forma em muitos anos. Mas acho piada aos "inteligentes" que vêm agora cobrar daqueles que gozaram e criticaram o Ricardo há uns meses atrás, como se o Ricardo não tivesse atravessado um mau período, como se não tenha dado frangos a uma média assinalável por jogo, como se não tivesse ido para o banco (ou fora) no próprio clube, como se não tivesse revelado total instabilidade psicológica durante algum tempo, o que o levou, por exemplo, a fazer a figura triste que fez em directo num programa da Sportv. O Ricardo ultrapassou tudo isso e ainda bem. Quanto ao resto, não me venham com merdas.

Publicado por guardabel