Blog só para zurzir mouros e lampiões. No menu também está incluido ofensas a lagartos e panteras. “Nós somos humanos como as pessoas" Nuno Gomes, jogador de bandolete.

quinta-feira, abril 20, 2006

Como é? Deixamos o Co A. ir embora?

Em Amesterdão, a vitória do FC Porto no campeonato não apanhará gente desprevenida. Linderbegh e Sneijder, antigos jogadores de Adriaanse, fazem uma vénia ao antigo treinador, mas negam a surpresa pela proximidade do título. O primeiro diz que só "pode dizer bem" do técnico do FC Porto e que até conta vê-lo de regresso ao futebol holandês rapidamente, e o segundo diz que é o desfecho natural do casamento entre "um treinador fantástico" e "o melhor clube em Portugal"

Na Holanda vive-se o futebol com paixão e basta ver o número de adeptos que seguem os treinos do Ajax para se ter uma ideia aproximada da importância que o desporto tem naquele país. Apesar de o clube de Amesterdão estar arredado da conquista do título (está na quarta posição, muito longe do PSV Eindhoven, o líder), o quotidiano é vivido com intensidade. O fabuloso Arena de Amesterdão não é apenas um estádio, porque à sua volta concentram-se lojas relacionadas com o clube, um museu e uma cervejaria que faz a delícia dos adeptos. Para ter toda a cidade ali à mão, só falta mesmo uma "coffeeshop" ou uma montra iluminada a vermelho, de resto está lá tudo: alegria, boa disposição, beleza e, claro, futebol nas conversas. Adriaanse também faz parte delas e agora há quem peça o seu regresso ao clube de Amesterdão. Um título no currículo é o suficiente para mudar a opinião dos adeptos.
A conversa ocasional com adeptos sobre Co Adriaanse e o FC Porto leva-nos a descobrir que o treinador holandês tem fama e respeito. "É um grande treinador e fez um bom trabalho no Ajax, mas faltou-lhe sorte", referiu Martin, um adepto do Ajax, de 31 anos, que também gosta de Ronald Koeman. "Não me importava que Adriaanse regressasse ao Ajax, mas agora temos o Danny Blind, que parece que vai ficar para a próxima temporada."
A opinião de Rocco, outro adepto fervoroso do emblema de Amesterdão, é um pouco parecida, o que leva à conclusão de que a Adriaanse só lhe faltava um título para poder ombrear com nomes famosos no plano de treinadores holandeses. "Vai ser campeão de Portugal, estou a par disso. Adriaanse é um treinador muito bom, melhor que Koeman, que é mais defensivo. Gosto mais das ideias ofensivas de Adriaanse. Aliás, o Koeman fez um bom trabalho no Ajax, mas com jogadores escolhidos pelo Adriaanse", explicou Rocco, acompanhado de Natascha, também ela adepta do Ajax e com uma boa ideia do treinador do FC Porto. "Adriaanse não conseguiu ganhar no Ajax devido à enorme pressão que existe por parte dos adeptos. Ele precisa de tempo para trabalhar, necessita de dois ou três anos para fazer um bom trabalho", afirmou Natascha. No FC Porto só precisou de um ano. Rocco pegou de novo na palavra para confirmar a teoria da namorada. "Gostava muito que Adriaanse regressasse ao Ajax. Fui um dos que pediram a sua saída, mas reconheço que ele sabe como ganhar jogos, embora precise de tempo".